1514

Câmara Municipal de Abaré

Pular para o conteúdo

Visão Geral

Visão Geral

Bandeira Bandeira do Município
Brasão Brasão do Município
  • Aniversário: 04 de novembro
  • Fundação: 04 de novembro de 2019
  • Padroeiro (a):SANTO ANTONIO
  • Gentílio:ABAREENSE
  • Cep: 48680-000
  • População: 0 (estimativa)
  • Presidente (a): ()
    -

História

Abaré é uma palavra de origem indígena e significa “Homem de batina”. Expressão utilizada para nomear os padres e missionários que chegaram à região com objetivo de catequizar os habitantes do local, numa área habitada inicialmente por povos indígenas.

Na primeira metade do século XIX, Abaré era apenas uma Fazenda que pertencia ao Sr. Nicolau Tolentino da Conceição, um jovem inteligente, de mentalidade evoluída, descendente de Portugal, procedente de Salvador, chegou para explorar as terras compradas da Família D’Ávila. Pois estas terras pertenciam à Casa da Torre fundada por Garcia D’Ávila, um dos homens mais poderosos e ricos da Bahia.Garcia organizou economicamente o espaço conquistado, estabeleceu relações sociais e conquistou um potentado político ao longo do Rio São Francisco

Abaré foi distrito do município de Curaçá até meados do século XX, quando passou a pertencer ao município de Chorrochó. Finalmente, em 19 de julho de 1962, foi criado o município de Abaré, pela Lei Estadual de nº 1.730.

HISTÓRIA POLÍTICA DO MUNICÍPIO DE ABARÉ – BA

A região era primitivamente habitada por indígenas. Na primeira metade do século XIX, Nicolau Tolentino, procedente de Salvador, chegou para administrar terras recebidas de seu pai por doação, organizando a fazenda Abaré, local onde posteriormente edificou a capela de Santo Antonio. Em torno da construção religiosa, foram erguidas outras moradias, formando-se um povoado com a mesma denominação da fazenda.

O município de Abaré pertencia ao então município de Curaçá até o ano de 1952, quando Chorrochó (que era distrito também de Curaçá), foi desmembrado deste e compreendeu a área que abrangia Ibó, Pambu, Lagoa de José Alves e Abaré.

Dez (10) anos após esse acontecimento no dia 19 de Julho de 1962, através da Lei nº 1.730 que foi publicada no Diário Oficial em 25 de Julho do mesmo ano, cria- se então o município de Abaré.

O município compreende uma área de 1692,4 km², e é formado pelos distritos sede e Ibó, os Povoados de Pambu e Icozeira, além das comunidades Lagoa de José Alves, Aroeira, Umbuzeiro e as Agrovilas 14, 15, 17, 18 e 19 do Projeto Pedra Branca.

Segundo dados do IBGE no 2019, a população do município de Abaré-BA, é de 20.086 habitantes. É limitado pelo município de Curaçá ao Oeste, Chorrochó ao Leste, e ao Norte pelo Estado de Pernambuco.

Letra do Hino

Hino de Abaré - BA
Hinos de Cidades

Abaré linda flor do sertão
São Francisco se espraia gentil
A beijar-te, Oh! Formoso rincão
Deste imenso e querido Brasil

Abaré, Abaré, terra boa
Da garrida e feliz mocidade
Que festiva, teu hino te entoa
Oh! Formosa e querida cidade

O teu povo contente te diz
Quanto é bom em teu seio viver
Onde a vida transcorre feliz
Tendo paz, alegria e prazer

Abaré, Abaré, terra boa
Da garrida e feliz mocidade
Que festiva, teu hino te entoa
Ó formosa e querida cidade

Abaré, Abaré, terra linda
Da Bahia um pedaço querido
Se de longe a saudade não finda
Quanto eu gosto de aqui ter nascido

Abaré, Abaré, terra boa
Da garrida e feliz mocidade
Que festiva, teu hino te entoa
Oh! Formosa e querida cidade

São Francisco a correr murmurando
Mil louvores à tua intenção
Vai por certo, a outras plagas cantando
Que Abaré vive em meu coração

Abaré, Abaré, terra boa
Da garrida e feliz mocidade
Que festiva, teu hino te entoa
Oh! Formosa e querida cidade

Oh! Formosa cidade